quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

O RELAXAMENTO NAS OBRAS PÚBLICAS DE P. ALEGRE


O Correio do Povo do dia 28 de dezembro de 2015, página 2, publica, sob o título acima, o seguinte artigo de minha autoria:
"As obras de repavimentação do entorno da Praça XV arrastam-se há mais de dois anos e meio, para desespero dos comerciantes e impaciência dos passantes. A demora, durante algum período, até se justificou pois consta que arqueólogos estavam aproveitando para realizar prospecções no terreno à cata de objetos usados por nossos antepassados. Mas, à medida que o tempo foi passando, deu para perceber que a lentidão trouxe também um descompasso nos trabalhos, que hoje estão sendo executados às pressas, de qualquer jeito, notabilizando-se o relaxamento, com utilização de material de segunda (blocos de cimento que se esfarelam e/ou se quebram e mesmo assim continuam sendo aplicados). Na frente do antigo abrigo de bondes, pela Rua José Montaury, chegaram a colocar lajotas de basalto retiradas de outro lugar, prova disso são as lascas e rachaduras nas peças. Os bancos de concreto recém inseridos na paisagem são mal-acabados e de gosto duvidoso. Por isso, imagino que o prefeito municipal jamais tenha inspecionado tais obras. Do contrário, teria mandado parar com tudo. Como parte do complexo da Praça XV, temos ainda o Mercado Público, uma das grandes atrações turísticas da cidade, com sua restauração paralisada.
De um tempo para cá, as intervenções viárias realizadas ou em execução na cidade vêm se caracterizando pela falta de fiscalização. Se não, como explicar a Praça XV e ainda, que praticamente todos os corredores de ônibus, depois de entregues, tivessem que passar por reformas por defeitos no concreto? Defeitos em todos os corredores...! E o Viaduto Abdias do Nascimento, que foi recebido cheio de imperfeições? A Prefeitura alega que os reparos são feitos pelas empreiteiras sem custo nenhum para a municipalidade. E não poderia ser diferente... Mas e o custo para os usuários, que precisam enfrentar novos períodos de vias interrompidas?
A cidade precisa de imediatas intervenções, começando por se acabar com as vergonhosas rodoviárias a céu aberto das avenidas Salgado Filho e Borges de Medeiros. Também urge a construção de mais sanitários, iluminação farta e eficiente no Centro e repavimentação das Ruas dos Andradas e Uruguai (já anunciada mas que só acreditarei vendo). Por outro lado, acho que o município já criou coisas boas, como a coleta de lixo em contêineres, o estender do braço para atravessar a faixa de segurança, as áreas adjacentes às calçadas exclusivas para pedestres em ruas do Centro. Alguma dessas criações, no entanto, deu certo? Não, por falta de prolongadas e persistentes campanhas educativas anteriores à sua implantação. A maioria foi colocada em prática na véspera do início da respectiva campanha. Aí, é chover no molhado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar é simples:
1) Escreva a sua mensagem
2) Selecione o PERFIL na opção 'Comentar Como:'.
3) Escolha na listagem que irá aparecer a opção 'Nome/URL'.
4) Digite apenas seu nome e clique em continuar.
5) Pronto, seu comentário será enviado.