quarta-feira, 18 de abril de 2012

De costas para a arte

Volto ao assunto que abordei em 2 de abril corrente por constatar que a insensibilidade continua, pois prosseguem céleres as obras de construção do Módulo de Serviços da Praça da Alfândega – onde se incluirá um novo sanitário – na frente de toda parede norte do edifício Negrinho do Pastoreio, da Caixa Federal. A princípio, fiquei contente, pois venho pregando há horas a necessidade de construção de novos sanitários nas praças da cidade, em especial na da Alfândega, a mais central. Mas os projetistas simplesmente voltaram as costas à arte no momento em que começaram a cobrir com tijolos e concreto o magnífico painel, finalizado em maio de 1979, que representa a agricultura, a pecuária, a construção e outras atividades exercidas no RS, de autoria de Svend Hensen (? - não consegui vislumbrar o sobrenome na placa também já escondida pela nova estrutura). Tiveram todo o cuidado em preservar detalhes da praça dos anos 20 e 30, mas onde está o cuidado com uma obra de arte que, mesmo sendo do final dos anos 70, não pode ser desconsiderada pois faz parte do conjunto arquitetônico e urbanístico da área? Espero que alguém dê alguma satisfação aos contribuintes, e diga se há alguma alternativa coerente. (Tirei esta foto ao meio dia desta quarta-feira).

4 comentários:

  1. L. Carlos, isto é um atentado contra o patrimônio cultural, nesta febre novas edificações, perde-se a sensibilidade, mais uma vez a o crescimento devorando a humanidade, um abraço meu amigo !

    ResponderExcluir
  2. Prezado sr. Vaz - Ontem à noitinha (25/4) eu e mais 3 pessoas fizemos praticamente uma reunião em frente a esse absurdo, inclusive um arquiteto e um funcionário da Caixa, e temos que denunciar. Sou da área da Cultura. Vou colocar no Facebook para repercutir, pois é indignante, é a cartada final de atestado de burrice e incompetência da prefeitura. Não da para conceber. Vamos juntos! Laura Fróes

    ResponderExcluir
  3. Sr. Vaz: Ontem, eu e mais umas pessoas realizamos uma espécie de reunião de trabalho em frente a esse absurdo que está acontecendo na Pça da Alfândega. Um é arquiteto ligado a uma secretaria municipal e o outro trabalha na Caixa. Todos iam atrás de informações. Não dá para conceber que ninguém das instituições envolvidas - Caixa e prefeitura (inclusive representantes do Projeto Monumenta!!!! que trabalharam na reforma da praça). Temos que divulgar esta nova barbaridade do serviço público. Peço ao senhor permissão para começar a divulgar no facebook; sou da área da Cultura e meu círculo de relacionamento é formado por pessoas de vários segmentos da mesma e muito engajados e ativos. Aguardo seu ok. Att. Laura - Artista Plástica POA

    ResponderExcluir
  4. Olá, escrevo novamente depois da mensagem sobre o mural do edifício da Caixa, só para mencionar que sou filha do jornalista Edmundo Fróes Soares, que, quem sabe, foi seu colega de Caldas Junior?

    ResponderExcluir

Para comentar é simples:
1) Escreva a sua mensagem
2) Selecione o PERFIL na opção 'Comentar Como:'.
3) Escolha na listagem que irá aparecer a opção 'Nome/URL'.
4) Digite apenas seu nome e clique em continuar.
5) Pronto, seu comentário será enviado.