A prefeitura declarou de utilidade pública, para fins de desapropriação, o prédio onde funcionou a Confeitaria Rocco (rua Riachuelo, 1.626 e 1.638, Centro Histórico). A medida se fez necessária para manutenção e proteção da estrutura, tombada pela municipalidade em função de seu valor arquitetônico e cultural. O Decreto Municipal, assinado pelo prefeito José Fortunati e o secretário municipal da Fazenda, Roberto Bertoncini, foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) desta segunda-feira, 23.
Histórico - A Confeitaria Rocco foi tombada pelo município em 6 de janeiro de 1997. O prédio, que pode ser caracterizado como uma singular manifestação do ecletismo na arquitetura da cidade, com tendências neoclássicas e barrocas no seu exterior e, internamente, de art nouveau, teve seu projeto iniciado pelo arquiteto Salvador Lambertini e concluído pelo arquiteto Manuel Itaqui Barbosa Assumpção.
Construído entre 1910 e 1912 para funcionar como fábrica de doces, confeitaria e salão de festas, distribuídos em 1.560,00 metros quadrados de área, o prédio está implantado em terreno de esquina, em diagonal à Praça do Portão, atual Praça Conde de Porto Alegre.
A estrutura da edificação é mista, composta de alvenaria de tijolos de barro e vigamentos de ferro trabalhado. Na fachada estão distribuídos três pares de esculturas denominadas atlantes, formados por um jovem, representando a América e a fartura e um idoso, representando a Europa e a abundância. A figura feminina central está emoldurada por uma lira tendo ao seu lado duas crianças, em alusão às artes, em especial à música. (Fonte: PMPA / Imagem:: Cristine Rochol/PMPA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Para comentar é simples:
1) Escreva a sua mensagem
2) Selecione o PERFIL na opção 'Comentar Como:'.
3) Escolha na listagem que irá aparecer a opção 'Nome/URL'.
4) Digite apenas seu nome e clique em continuar.
5) Pronto, seu comentário será enviado.