Dos 7 km de redes de esgoto previstos na obra do Emissário Terrestre que integra o Projeto Socioambiental (Pisa), 3,5 km já foram assentados. São cinco frentes de trabalho, localizadas às margens do Lago Guaíba. Nas próximas semanas, as equipes começarão a trabalhar também na avenida Padre Cacique, em frente ao Museu Iberê Camargo.
Segundo o engenheiro responsável pelas obras do projeto no Dmae, Valdir Flores, o trecho na avenida Padre Cacique exigirá uma técnica específica de assentamento devido ao espaço: “Será necessário construirmos um muro, com 230 metros de extensão por 4 metros de altura que terá como função a proteção das tubulações, além de servir como mirante. Será uma parte da obra bem especial e trabalhosa”, revelou. (Na foto inferior, parte dos canos já posicionados para serem enterrados na curva que liga as avenidas Padre Cacique e Diário de Notícias).
O Emissário Terrestre será responsável pela condução dos esgotos provenientes da área central da capital, concentrados na futura Estação de Bombeamento de Esgoto na Ponta da Cadeia, região próxima ao Gasômetro, até a Estação de Bombeamento de Esgoto do bairro Cristal (foto superior; no detalhe, o canteiro de obras da Estação na parte fronteira ao Jockey Clube). De lá, seguem via tubulação subaquática até a estação de tratamento de Esgoto no bairro Serraria. O investimento nesta obra corresponde a R$ 36 milhões, que representa 9,5 % do total investido para o Pisa. (Fonte: PMPA / Fotos LCV).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Para comentar é simples:
1) Escreva a sua mensagem
2) Selecione o PERFIL na opção 'Comentar Como:'.
3) Escolha na listagem que irá aparecer a opção 'Nome/URL'.
4) Digite apenas seu nome e clique em continuar.
5) Pronto, seu comentário será enviado.